Eunápolis precisa urgente do programa Bahia Pela Paz

Compartilhe

Diante da explosão da violência em Eunápolis, no extremo sul da Bahia, com dezenas de mortos em menos de 2 meses, sendo a maioria de jovens da periferia, o prefeito de Eunápolis Robério e a deputada Cláudia Oliveirra precisam firmar com urgência uma parceria com o Governo do Estado no programa preventivo Bahia Pela Paz. Além, claro, da implantação do Batalhão da Polícia Militar para aumentar o efetivo policial, uma demanda antiga. 

A violência na cidade está virando uma guerra civil tendo como pano de fundo a disputa entre facções ligadas ao tráfico, mas é uma questão política, econômica e social, que vem afetando a rotina e tirando o sono dos eunapolitanos.

Por enquanto, essa guerra ainda não chegou aos bairros nobres, mas tem grande risco de se alastrar poor toda a cidade. Hoje, nenhum cidadão se sente seguro em Eunápolis, apesar do esforço das forças de segurança no combate à criminalidade. 

Iniciativa Estratégica

Lançado em agosto de 2024, o Programa Bahia Pela Paz é uma iniciativa estratégica do governo baiano, coordenada pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), para prevenir e combater a violência que tem vitimado jovens, com idade entre 12 e 29 anos, segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Investimento em Prevenção

Um dos diferenciais do Programa é seu forte investimento em prevenção, com iniciativas que visam fortalecer a cidadania e os direitos humanos dos jovens e suas famílias. 

O programa tem ações integradas nas áreas de Educação, Cultura, Assistência Social, Segurança Pública e Desenvolvimento Humano.

Fica a sugestão.  

Geraldinho Alves / Bahia40graus