O PP e o União Brasil formalizaram nesta terça (29), em Brasília, uma superfederação fundindo os dois partidos em um só. O fundo eleitoral será de mais de R$ 1,2 bilhão.
A federação reúne 109 deputados federais, 14 senadores, seis governadores, mais de 1,3 mil prefeitos e mais de 12 mil vereadores, se tornando a maior força política do Brasil. A bancada será a maior força do Congresso, com 123 parlamentares.
Rueda no comando
O presidente do União Brasil, Antônio Rueda, vai comandar a superfederação por alguns meses. Depois, será a vez do presidente do PP, Ciro Nogueira, assumir a função. O deputado alagoano Arthur Lira (PP), ex-presidente da Câmara, perdeu a queda de braço e ficou de fora do comando. Em 2026, a federação pode ter candidato a presidente da República.
Bahia
Na Bahia, a federação já nasce forte também. Juntos, os 2 partidos somam 80 prefeitos e 789 vereadores, conforme dados do TSE, além dos deputados estaduais e federais. PP e União Brasil vão funcionar como um só partido. A dificuldade será o alinhamento nas dispiutas estaduais, inclusive na Bahia.