A manchete política de segunda-feira (19) em quase todos os sites e blogs regionais foi a cobrança da deputada estadual Cláudia Oliveira (PSD) ao ministro dos Transportes, Renan Filho, sobre a questão da ponte do Rio Jequitinhonha, na BR-101, em Itapebi.
A deputada ouviu do ministro que será construída uma nova ponte e que, enquanto a obra não começa, serão feitos testes para eventual liberação do trânsito de veículos leves. O que será um paliativo temporário.
Mas lá, o principal problema são as carretas, caminhões e os ônibus de transporte de passageiros. Algumas linhas de ônibus já foram suspensas, inclusive. Outras linhas foram remanejadas.
DESVIO
Já que a construção da nova ponte é inevitável, o que realmente precisa ser feito – alçada do governo estadual (o governador Jerônimo estava ao lado)- é a pavimentação do trecho do desvio (estrada vicinal), que passa pelo distrito de Santa Maria Eterna (Belmonte), com sinalização e iluminação do trecho, além da garantia da segurança local, com atuação das polícias Rodoviária Estadual e Militar.
Impactos
Os impactos na logístioca, na economia e no turismo para as regiões sul e extremo sul também devem ser mitigados com ações planejadas.
A deputada Cláudia lidera hoje, com legitimidade, o movimento para que a interdição da ponte do Jequitinhonha não faça a população sofrer mais.