O local exato da 1ª missa celebrada na década de 1950, no povoado que se tornaria o município de Eunápolis, ainda não é unanimidade, embora a Diocese e a maioria dos católicos da cidade afirmem agora que o local foi na hoje popular Rua da Colônia, próximo onde se instalou uma empresa de segurança.
Mas há uma versão divergente, de alguns católicos moradores antigos, afirmando que o local da 1ª missa teria sido onde hoje é a Rua Doutor Gravatá, nas imediações de onde foi construído um supermercado e uma farmácia. Isso até teria sido citado em um dos livros do saudoso ex-prefeito Alcides Lacerda.
Eunápolis ainda carece de uma versão chancelada por documentos oficiais. Inclusive, há relatos históricos de que tudo começou já no século 19, antes mesmo da construção da estrada, com romeiros que vinham de Minas Gerais e passavam a caminho de Arraial D’Ajuda, fazendo, inclusive, parada onde hoje é Gabiarra, que não tinha esse nome.
No local definido pela Diocese como oficial onde teria sido celebrada a 1ª missa foi instalada uma exótica cruz de concreto (poderia ser ao menos de madeira, símbolo do desenvolvimento de Eunápolis).
E como estamos na semana da Padroeira, Nossa Senhora Auxiliadora, a Câmara Municipal vai chancelar a versão da Diocese. Quem sabe no futuro a história de Eunápolis seja contada com documentos oficiais comprovando os fatos e não com narrativas.
Geraldinho Alves – Foto do Acervo da Família Lacerda