Reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento de comunidades locais, a Veracel Celulose, sediada em Eunápolis, anuncia duas iniciativas socioambientais no sul da Bahia: 1 – A viabilização de um curso para capacitação de famílias indígenas no município de Santa Cruz Cabrália (BA) para a produção de mudas nativas;
2 – E a entrega da nova sede da Associação de Pescadores de Santo Antônio, na olrla norte do mesmo município, construída em uma parceria da empresa com a prefeitura local.
Viveiro
“A construção do viveiro em Santa Cruz Cabrália será um marco para a região, já que vai permitir a produção de mudas nativas e frutíferas com melhor qualidade, pureza e germinação. Por isso, idealizamos uma capacitação técnica que prepara as famílias para manter essa estrutura de forma autônoma e com potencial econômico”, explica Carolina Weber Kffuri, especialista em Responsabilidade Social da Veracel.
Além do componente ambiental, a proposta visa fortalecer a segurança alimentar dos povos indígenas e abrir oportunidades de geração de renda com foco na biodiversidade local.
Nova sede
Já a Nova sede para a Associação de Pescadores de Santo Antônio, no campo da pesca artesanal, foi entregue pela Veracel aos pescadores artesanais de Santo Antônio. A iniciativa foi realizada em parceria com a prefeitura local e integra as contrapartidas socioambientais previstas no licenciamento do Terminal de Movimentação de Biomassa (TMB), que também resultou na construção de uma fábrica de gelo para a comunidade.
A Veracel também doou mobiliário, ventiladores, computador e impressora. O novo espaço oferece melhores condições para reuniões, capacitações, atividades de organização comunitária e suporte à logística da atividade pesqueira.
Ganho coletivo
“A inauguração da sede é um marco histórico para toda a comunidade. Não representa apenas um espaço físico para os pescadores ou para a associação, mas um ganho coletivo para o território. O que realmente fortalece essa estrutura são as pessoas que a constroem no dia a dia. A Veracel e a Prefeitura são parceiras, estamos aqui para apoiar, mas quem movimenta essa iniciativa, quem faz acontecer, é a própria comunidade. Este é apenas o primeiro passo de uma jornada que tem muito potencial de crescimento – e isso depende diretamente do engajamento de cada um”, destacou Luiz Tápia, diretor de Sustentabilidade e Responsabilidade Social da Veracel durante a inauguração do espaço.
Além da nova sede, a Veracel prevê, ainda em 2025, um pacote de ações voltadas à segurança no mar para todas as comunidades pesqueiras parceiras da companhia. Estão programados cursos de laminação e envelopamento de embarcações, mecânica e elétrica naval, além de duas formações oferecidas pela Marinha.
Prêmio Veracel Mulheres
Outra iniciativa de destaque é o Prêmio Veracel Mulheres da Pesca, que tem previsão de ser será lançado neste ano e irá reconhecer cinco pescadoras e marisqueiras com trajetórias relevantes de atuação social e ambiental em suas comunidades.
Para saber mais sobre as ações socioambientais da Veracel acesse: