Assim como aconteceu em Potiraguá, em 2023, nessa sexta-feira, 6 de junho, um helicóptero interrompeu um jogo de futebol oficial e pousou no meio do campo, para embarcar uma pessoa, interrompendo a partida, na cidade de Jequié, interior a Bahia.
Segundo o site AeroIn, especializado em notícias de aviação, a aeronave que seria de cor preta, modelo R66, Turbine, matrícula PP-ESJ, pertenceria ao presidente estadual do Avante, Ronaldo Carletto.
Bahia40graus ainda não conseguiu confirmar oficialmente esta informação com a ANAC.
A cena foi registrada em transmissão ao vivo pelas redes sociais. A partida foi interrompida após o pouso no gramado do Estádio Municipal Waldomiro Borges.
ANAC
O pouso fere as normas da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). O Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC) nº 91, seção 91.329, permite pousos eventuais fora de aeródromos, desde que respeitadas condições de segurança – como a ausência depessoas no raio de 30 metros, o que não foi o caso de Potiraguá, nem de Jequié.
REINCIDÊNCIA
Em 2023, provavelmente o mesmo helicóptero também pousou durante uma partida de futebol oficial no Estádio Davi Rego, em Potiraguá (BA). Na ocasião, um político embarcou com dois assessores. A imprensa registrou o fato.