Os moradores do município de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, localizada na Baía de Todos os Santos, na Região Metropolitana de Salvador, viveram uma situação inédita no século XXI.
Foi registrado um tremor de terra na tarde de terça-feira, 3 de junho, pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), responsável pelo estudo e monitoramento desses eventos sísmicos no Nordeste.
O tremor teve uma magnitude de 3.0 na escala Richter e causou alguns transtornos e até medo para quem reside em algumas praias como Aratuba, Tairu e Cacha-Pregos.
Ponte
A construção da polêmica ponte ligando a capital baiana à ilha, pelos chineses, deve levar em conta esses tremores que acontecem lá.
A informação é do jornal A Tarde, que ouviu o geofísico e especialista em sismologia do LabSis/UFRN, Eduardo Menezes. O especialista contou que a região do Recôncavo Baiano tem histórico de eventos sísmicos desde o século passado, ou seja, esse tipo de situação não é uma novidade para a localidade.
O professor explicou ainda que tremores naturais são provocados por falhas geológicas devido a pressões internas que têm sofrido pelo próprio movimento da crosta. A pressão e a tração fazem com que essas falhas se mexam, provocando tremores que são sentidos na superfície.