DNIT instala sensores para medir riscos na ponte do Jequitinhonha

Compartilhe

Desde as primeiras horas da manhã desta quarta-feira, 18 de junho, O DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) liberou parcialmente, no sistema de pare e siga, o tráfego na ponte sobre o Rio Jequitinhonha, na BR-101, em Itapebi, extfremo sul da Bahia. , 

Apenas a motocicletas, carros de passeio, vans e veículos de serviços emergenciais, como ambulâncias e viaturas policiais podem transitar na ponte. Ônibus, caminhões e carretas continuam proibidos e devem usar o desvio. 

SENSORES

Fábio Nunes, diretor de Infraestrutura Rodoviária do DNIT, afirmou que a ponte passou a contar com sensores que medem a vibração da estrutura.

“Com esses sensores, a gente consegue medir a frequência da estrutura. Com essas frequências, a gente vai conseguir saber se a estrutura está tendo algum tipo de problema ou não. Se tiver algum tipo de sinal que está tendo algum tipo de problema, a gente interdita a ponte no mesmo momento”, disse o diretor do DNIT em entrevista à TV Bahia.

Para liberar o trânsito parcial, o DNIT informou ter executado a limpeza da estrutura e do sistema de drenagem, retirando uma camada de asfalto para reduzir o peso sobre os pilares da ponte.

Os sensores captam a vibração que os veículos causam ao passarem pela ponte e enviam os resultados, em tempo real, para um escritório em São Paulo, responsável por avaliar possíveis danos ou a necessidade de uma nova interrupção do tráfego.

TRÂNSITO INTENSO

O fluxo de veículos na região será intenso no período junino. A PRF (Polícia Rodoviária Federal) e PM (Polícia Militar) são responsáveis pela fiscalização do trânsito no local 24 horas por dia.

NOVA PONTE

A expectativa do governo federal é iniciar em julho as obras para a construção de uma nova ponte,com duas pistas. O equipamento deverá ter 510 metros de extensão. O prazo estimado para entrega da obra é de 10 a 12 meses.

Bahia40graus