A Bahia celebra nesta terça-feira, 2 de julho, a consolidação da Independência do Brasil do domínio de Portugal, quando as tropas portuguesas foram derrotadas e expulsas do país em 1823, quase um ano depois do grito da Independência em 7 de setembro de 1822.
Feriado parcial
Embora a data seja feriado estadual, em muitas cidades do interior o feriado não é respeitado pelo comércio e as prefeituras dão pouca ênfase à data.
Mas em Salvador e região metropolitana o 2 de Julho é celebrado como símbolo histórico da Independência.
Cortejo Cívico
Na capital baiana, há um tradicional cortejo cívico lembrando a história do 2 de Julho, reunindo milhares de pessoas que caminham do bairro da Lapinha até a Praça do Campo Grande, no Centro, com desfile de fanfarras, concurso de fachadas decoradas, homenagem aos heróis da Independência, cerimônias cívicas e encontro de filarmônicas.
Lula, Jerônimo e ACM Neto
O cortejo é um grande teste de popularidade para políticos, principalmente porque teremos eleições no ano que vem. Estarão as ruas hoje: o presidente Lula e o governador Jerônimo; o prefeito Bruno Reis e o ex-prefeito ACM Neto, além de outros políticos que disputarão as eleições gerais de 2026, artistas e personalidades da sociedade baiana.