A Força Penal Nacional (FPN) vai continuar em Eunápolis, no extremo sul da Bahia, por mais 30 dias. A Força vem fazendo treinamentos dos policiais penais do presídio estadual da cidade.
As ações da FPN foram iniciadas em 11 de junho. Agora, os policiais penais ordinários e os integrantes do Grupamento Especializado em Operações Prisionais (Geop) treinam com foco em ações de segurança externa e execução de rotinas administrativas voltadas à prevenção de eventuais crises, rebeliões e fugas na unidade.
Apoio
A operação conta com apoio logístico e supervisão dos órgãos estaduais de administração penitenciária e segurança pública.
A Força Penal Nacional é composta por policiais penais federais e por policiais penais dos estados do Distrito Federal, Goiás, Tocantins, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Sergipe, Ceará, Paraíba, Amapá, Roraima e Bahia.
Fuga e atentado
A Polícia Civil da Bahia segue investigando a fuga de 16 detentos de uma mesma facção, em dezembro do ano passado, e o ousado atentado ao diretor do presídio de Eunápolis, Jorge Magno, ocorrido em maio passado (CLIQUE AQUI E RELEMBRE).
Um advogado de Alagoinhas que atua em Serrinha, ligado à fuga e ao atentado, foi preso na terça-feira, 1 de junho (veja matéria aqui no site).