Uma antiga estrada que dá acesso ao Parque Nacional da Chapada Diamantina foi fechada com arame farpado e cancela, impedindo o acesso ao Parque. O local, conhecido como Sítio da Monja, fica próximo ao povoado de Capãozinho, na localidade de Monte Azul, no município de Mucugê e é área de servidão, que por lei obriga o proprietário a manter o acesso aberto ao público.
Foi instalada uma placa com mensagem de Entrada Proibida, conforme publicado no Jornal da Chapada (JC), que relatou a situação. Segundo o JC, comunidades locais, como Capãozinho, Estiva Nova, Três Cancelas e Portais da Chapada, além de visitantes e brigadistas, manifestaram indignação com o fechamento da via e com as restrições de acesso ao Parque.
No trecho, há trilhas que levam ao Rio Preto, ao Vale do Pati, a grutas e até à região próxima ao clube AABB, em Mucugê.
Cabe intervenção do Ministério Público em Mucugê para resolver o impasse. A Secretaria Estadual de Turismo também deve ficar de olho. Nada que o bom senso não resolva. O Parque da Chapada Diamantina é um patrimônio da Bahia e do Brasil.