Estados Unidos ameaçam usar ‘meios militares’ contra o Brasil 

Compartilhe

O andamento do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Supremo Tribunal Federal (STF) elevou a tensão política entre os Estados Unidos e o Brasil. 

Durante coletiva de imprensa, a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, afirmou nesta terça, 9 de setembro, que o governo do presidente Donald Trump (Partido Republicano) não tem “receio de usar força econômica e militar para proteger a liberdade de expressão” no Brasil e ao redor do mundo.

Segundo Leavitt, a “liberdade de expressão é a questão mais importante dos tempos atuais”. Ela lembrou que a gestão Trump já impôs tarifas de 50% a produtos brasileiros e aplicou a Lei Magnitsky contra o ministro Alexandre de Moraes.

Ainda na terça, a embaixada dos EUA no Brasil publicou em seu perfil no X (ex-Twitter): a data da Independência do Brasil, comemorada no dia 7 de Setembro, foi um lembrete do “compromisso de apoiar o povo brasileiro que busca preservar os valores de liberdade e justiça”.

Apesar da pressão internacional, o julgamento de Bolsonaro segue nesta quarta, 10 de setembro, com os ministros Alexandre de Moraes e Flávio Dino já tendo votado pela condenação do ex-presidente e de outros 7 réus.

Bahia40graus