Mais um nome da oposição na Bahia entra na mira da Polícia Federal, que deflagrou na manhã desta terça-feira (13/1) a 9ª fase da Operação Overclean, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa suspeita de desvio de recursos públicos por meio de emendas parlamentares, corrupção e lavagem de dinheiro.
A mesma operação que já mirou o deputado federal Elmar Nascimento.
Dessa vez, o alvo é outro deputado federal da Bahia, Félix Mendonça (PDT). Ele ainda não se pronunciou a respeito da operação.
Nove mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), estão sendo cumpridos em Salvador, Mata de São João e Vera Cruz, na Bahia.
Bloqueio
O STF determinou o bloqueio de R$ 24 milhões em contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas investigadas. O STF informou que o objetivo é interromper a movimentação de valores de origem ilícita e preservar ativos para eventual reparação aos cofres públicos.
Crimes
Os investigados poderão responder pelos crimes de organização criminosa, corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitações e contratos administrativos, além de lavagem de dinheiro.
A Overclean tem potencial de fazer um grande estrago, envolvendo políticos e empresários na Bahia.