Porto Seguro: Iphan embarga obra ilegal que foi liberada pela prefeitura na Estrada da Balsa

Compartilhe

Alertado por denúncia do ativista social Tadeu Prosdocimi que repercutiu nos sites Agência Pública, Bahia40graus e na voz do vereador Bolinha, além das redes sociais, o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) decidiu embargar a obra denunciada na Estrada da Balsa, que destruiu restinga na praia de Araçaípe, em Arraial D’ajuda, Área de Patrimônio Permanente. 

Silêncio

Apesar da repercussão da denúncia, a Prefeitura de Porto Seguro não se manifestou. Segundo a denúncia, a obra tem uma licença da Sedur (Secretaria de Desenvolvimento Urbano) datada de 2024.

A obra é de propriedade da Milo Investimentos, que teria como sócios parentes e pessoas ligadas ao dono do banco Master, que foi extinto pelo Banco Central acusado de fraudes financeiras. 

Procurado, o Inema informou que está investigando as licenças concedidas pelos órgãos responsáveis, mas também não emitiu nota oficial até agora. 

Prisão no passado

Por muito menos, o Ministério Público Federal já mandou a Justiça  prender ( e foi atendido) um empresário dono de um conhecido restaurante da orla norte de Porto Seguro porque ele construiu um banheiro para clientes na área externa do estabelecimento. Dois pesos e duas medidas.

Vamos continuar de olho nos crimes ambientais cometidos em Porto Seguro, que vêm descaracterizando a natureza local pondo em risco o equilíbrio do rico ecossistema do município.  

Bahia40graus