Bahia em alerta por causa da varíola dos macacos

Compartilhe

A Sesab fez recomendações para prevenir o contágio pela doença.

O surto de casos de varíola dos macacos em diferentes partes do mundo fez com que secretarias de Saúde de 4 estados brasileiros aumentassem a vigilância e o nível de alerta para localizar casos suspeitos. 

A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) é uma das pastas que emitiram alertas para as vigilâncias epidemiológicas municipais. O mesmo aconteceu em Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo. 

A Sesab recomendou que residentes e viajantes de países endêmicos evitem o contato com animais doentes que possam abrigar o vírus da varíola dos macacos.

PREVENÇÃO

Entre os cuidados, estão o de abster-se de comer ou manusear caça selvagem, higienizar as mãos com água e sabão ou álcool em gel, além de evitar contato com pessoas infectadas e usar objetos de pessoas contaminadas e com lesões na pele, informa a Nota da Sesab. A Vigilância Sanitária nacional (Anvisa) recomenda uso de máscara em aeroportos como barreira sanitária à doença.

16 PAÍSES

A doença já foi identificada em Estados Unidos, Canadá, Austrália, Reino Unido, Portugal, Espanha, Irlanda do Norte, Argentina, Alemanha, Bélgica, França, Holanda, Itália, Suécia, Áustria e Suíça. Até o momento, o Brasil não registrou nenhuma infecção pela doença.