Saúde em Eunápolis é referência de descaso e má gestão de recursos

Compartilhe

Virou rotina faltar medicamentos básicos nos postos e no Hospital Regional. Prefeito Robério já nomeou 9 secretários em 3 mandatos, mas não consegue resultados positivos, só embromação e favorecimentos políticos.

Apesar da propaganda enganosa publicada nas redes sociais e parte da imprensa contratada, não há como esconder da população de Eunápolis o descaso com a saúde pública e os problemas criados pela má gestão dos recursos públicos, além da incompetência administrativa.

1 – A UPA –  Unidade de Pronto Atendimento – é obra inacabada que está fechada há 7 anos; 
2 – O Hospital Regional é a pior referência de atendimento de urgência da região;
3 – São inúmeros casos de suspeita de erros médicos, mortalidade infantil constante e subutilização da UTI;
4 – O setor de Regulação do SUS no município é controlado por vereadores da base aliada do prefeito, que cotizam entre si consultas e exames;
5 – A frota de carros da Saúde é usada sem critério nem controle; agentes políticos usam os veículos como se fossem carros particulares;
6 – O prefeito controla 90% do Conselho Municipal de Saúde, que não fiscaliza o setor, sendo cúmplice do descaso;
7 – Há constantes casos de falta de medicamentos básicos nos postos e hospital, inclusive para urgências e partos;
8 – Ainda no hospital, o autoclave – aparelho para esterilizar equipamentos cirúrgicos – vive quebrado;
9 – A nova secretária de Saúde, Márcia Quaresma, ainda não mostrou se tem bagagem para o cargo e administra a pasta sem transparência, omitindo informações. Imagine que ela vem da escola da gestão do prefeito de Cabrália, Agnelo Júnior, cunhado de Robério. 

A lista de problemas e descaso na Atenção Básica, média e baixa complexidade na saúde pública de Eunápolis é interminável. 

É lamentável que o prefeito Robério prefira esconder os problemas a enfrentá-los. Prefere mentir a resolver. Perfil de um gestor que não aprendeu com os erros e só faz repetí-los.

 

Por Geraldinho Alves, jornalista e editor do Bahia40graus