Dória perde e Aécio fica no PSDB mesmo denunciado por corrupção

Compartilhe

O novo código de ética do PSDB já virou letra morta. O partido agora segue rachado até no apoio a Bolsonaro. governador de São, Dória, queria a expulsão.

A executiva nacional do PSDB rejeitou as duas representações (dos diretórios municipal e estadual de SP) que pediam a expulsão do deputado federal Aécio Neves do partido. O relator, Celso Sabino, recomendou a permanência por entender que, como ainda não há condenação do deputado, não há previsão no código de ética para a medida. Na votação, 33 votaram em favor de Aécio, 4 contra e 1 se absteve.

Acusações

Ex-governador de Minas Gerais, ex-senador e ex-presidente nacional do PSDB, Aécio é acusado de receber propina no valor de R$ 2 milhões do empresário Joesley Batista, do grupo J&F (JBS-Friboi).

Aécio nega as acusações. Sua defesa sustenta que o deputado é vítima de ação criminosa de Joesley Batista.A denúncia contra o tucano foi apresentada pelo ex procurador-geral da República Rodrigo Janot. Em abril de 2018, o Supremo Tribunal Federal (STF) recebeu a denúncia, o que tornou Aécio réu.

Na época em que a denúncia foi aceita Aécio era senador, por isso o processo foi analisado pelo Supremo. Como ele foi eleito deputado federal no ano passado, o processo foi enviado à 1ª instância, já que apura fatos que não têm relação com seu atual mandato.