Avião que caiu no Amazonas foi fabricado pela Embraer

Compartilhe

O avião que caiu no sábado (16) na cidade de Barcelos (400 km de Manaus), matando 14 pessoas a bordo, era um bimotor modelo EMB-110, da Embraer.

Segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), a aeronave estava em situação regular e tinha autorização para operar táxi aéreo.

EMB-110 foi um dos primeiros aviões da Embraer para transporte civil. Como foi projetado para atender pequenos aeroportos, ele ganhou o nome de Bandeirante.

Acidente

O secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel Vinícius Almeida, afirmou que os relatos preliminares dão conta de que o avião acidentado já tocou o solo do aeroporto de Barcelos na metade da pista e não teve espaço o suficiente para pousar.

Clima

Chovia forte em Barcelos no momento do acidente. O clima pode ter sido um dos fatores que causaram o acidente, segundo informações preliminares do governo do Amazonas.

Dois outros aviões que chegavam à cidade no momento do temporal decidiram retornar para Manaus por conta das más condições de tempo para o pouso.

Turistas

As informações iniciais são de que todos os passageiros eram pescadores esportivos. Eles viajaram à cidade amazonense para praticar o esporte.

Pesca

Barcelos é um dos principais destinos internacionais de pesca esportiva e recreativa do País, buscado por visitantes brasileiros e estrangeiros, e a temporada atual está começando.