PM forma 150 alunos do Proerd em Eunápolis

EUNÁPOLIS – 150 alunos de Eunápolis, no extremo sul, participaram da formatura do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), na sexta-feira, 23/11. Todos são do ensino fundamental das escolas: Josaphá Marinho, Professor Roberto Santos e COOEDUC.

Parceria – O Proerd foi executado pela 7ª Companhia Independente da Polícia Militar da Bahia (7ªCIPM), sediada na cidade, em parceria com a prefeitura local, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, tendo como facilitadores os educadores sociais e soldados da PM, Torres e Sirqueira.

Presentes – A cerimônia de formatura contou com a presença do comandante da 7ªCIPM, major PM Ferreira Lopes, da secretária de Educação, Maureen Lacerda, que representou o gestor municipal.

Também prestigiaram o evento: o promotor de Justiça João Alves Neto; a chefe do Núcleo de Policiamento e Fiscalização da PRF (Polícia Rodoviária Federal), Neila Cardoso; o procurador do Ministério Público do Trabalho, Italvar Medina, entre outras autoridades civis e militares.

Família, escola e polícia – Em seu discurso na cerimônia, o major Ferreira Lopes destacou que o Proerd é um esforço conjunto entre família, escola e Polícia Militar, objetivando o estreitamento da relação e o fortalecimento de vínculos entre os envolvidos. “Essencialmente, o programa visa o combate primário, de forma preventiva, à oferta de drogas e as práticas de violência, além de esclarecimento educacional sobre o efeito das diversas drogas existentes, bem como a instrução contínua para que as crianças façam escolhas seguras e responsáveis. Evitando ser vítimas dos problemas que afligem a nossa sociedade”, frisou o comandante.

Dividir responsabilidades – Para o soldado Torres, “Dividir responsabilidades é multiplicar resultados. O comandante da Unidade tem apoiado a área social da 7ªCIPM e em conjunto com a sociedade tem desenvolvido uma série de ações que visam o combate ao tráfico de drogas, por ser um crime que desencadeia diversos outros delitos, além de uma desestrutura familiar na nossa região”. disse ele

Na conclusão do curso foram premiados os melhores textos escritos pelos alunos sobre a importância do Proerd para o desenvolvimento pessoal de cada um. O 1º lugar ganhou um notebook; para o 2º lugar notebook e tablet; 3º lugar bicicletas, além de outros prêmios, obtidos por meio de doações de parceiros, entre eles: Souza Ciclos, Padaria Mais Delicia, Giovanna Congelados, Elegance Modas, Marceart, Colégio  COOEDUC, Bonfim Festas e diversos vereadores.