Eunápolis tem apenas 5 ‘respiradores’ no hospital Regional para casos graves de coronavírus, diz secretário

Compartilhe

Prefeitura reabriu o comércio nessa segunda para serviços não essenciais.

Preocupa muito a declaração em rede social do secretário de Saúde de Eunápolis, Jairo Júnior (foto), no domingo, 5 de abril, respondendo a um questionamento do vereador Jota Batista, que cobrou transparência com os recursos da saúde.

Em áudio postado nos grupos de Whats App, o secretário afirma que a cidade só conta com apenas 5 leitos com respiradores para atender casos graves da Covid-19. Ele diz também que até agora Eunápolis não recebeu nenhum recurso estadual nem federal para o combate à pandemia.

Fala do secretário de Saúde de Eunápolis

Perguntas

Apesar de muito pouco, podemos confiar na palavra do secretário? Os respiradores dos quais ele fala estão realmente funcionando? Qual órgão fiscalizador vai lá conferir? A médica chefe da UTI diz o que? O diretor médico do hospital endossa a fala do secretário que não tem formação na área médica?

Menos 5 leitos de UTI

Se os leitos já estão reservados para casos graves do novo coronavírus, como diz o secretário de Saúde, isso significa que a cidade perde 5 leitos de UTI pelo SUS para casos de outras doenças e urgências.

Fim da quarentena

Praça do Pequi, maior bairro de Eunápolis, nessa segunda, 6 d abril. Ação da prefeitura. Mau exemplo da própria Secretaria de Saúde.

A fala do secretário chega quando o prefeito Robério Oliveira decide reabrir, nesta segunda-feira, 6 de abril, as atividades não essenciais do comércio, tirando a população do isolamento social preventivo e retomando a circulação de pessoas nas ruas e lojas.

O mais agravante é que Eunápolis não está realizando testes em massa de casos suspeitos do novo coronavírus (como também não está a Bahia e a maioria dos estados brasileiros) e ainda vem dificultando a realização de testes rápidos pelos laboratórios particulares.  

Isolamento no hospital

Jairo Jr disse ainda que os pacientes com a Covid-19 ficarão em isolamento no Hospital Regional (o que não é recomendado nem mesmo pela Sesab). Mas ele não esclareceu para onde irão os outros pacientes além dos 5 que necessitarem de UTI com respiradores. 

Rede particular 

Importante salientar ainda que a rede hospitalar privada de Eunápolis só conta com mais outros 5 leitos de UTI no hospital Ames e só.