Mudança de poder é tendência no interior da Bahia

Compartilhe

O jornalista político Geraldinho Alves analisa a tendência eleitoral no interior baiano.

As previsões dos resultados das eleições municipais este ano no interior da Bahia apontam para uma forte tendência de mudança no poder na maioria das prefeituras de cidades de médio e grande porte. 

Alguns analistas políticos em diversas regiões do estado, consultados pelo Bahia40graus, concordam com esta previsão.  

Dificuldades dos prefeitos

Embora levem a vantagem de ter a máquina pública nas mãos, muitos prefeitos e grupos políticos estão desgastados e terão dificuldades na reeleição ou para fazer o sucessor. Há uma nítida tendência de renovação também no legislativo municipal, onde lideranças emergentes surgem de dentro de comunidades e segmentos produtivos. 

Efeito Bolsonaro

A surpreendente vitória de Bolsonaro em 2018, contra os tradicionais partidos do País, usando recursos de mídia não convencionais, também inspira grupos e candidatos dispostos a disputar o poder nas cidades, confiantes no sucesso.

Extremo sul

O grupo político chefiado pelo prefeito de Eunápolis, Robério Oliveira (PSD), que comanda também as prefeituras de Porto Seguro e Cabrália, pode ser o grande derrotado em outubro no extremo sul baiano. Nas 3 cidades a oposição tem grande chance de tomar o poder e ocupar boa parte das vagas no legislativo.

O mesmo acontece com a família do prefeito de Teixeira de Freitas, Temóteo Brito (PP), também com mais duas prefeituras na região – Alcobaça e Prado -, cujo desgaste político vem crescendo, animando a oposição.