Dez maiores festas juninas da Bahia já foram canceladas por causa do coronavírus
Dinheiro tem que ser priorizado para a saúde, fazer festa num cenário desse seria uma imensa irresponsabilidade dos gestores. São João Elétrico em Porto Seguro e o Pedrão em Eunápolis se tornaram inviáveis.
Dez prefeituras no interior da Bahia decidiram cancelar a realização das festas de São João e São Pedro. A decisão foi tomada na segunda-feira (6/4), após reunião realizada por videoconferência, segundo o site da Tv Aratu.
O objetivo é seguir as orientações determinadas pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial de Saúde (OMS), evitando aglomerações e a disseminação da Covid-19.
Confira lista das cidades que cancelaram as festas juninas:
Senhor do Bonfim
Irecê
Seabra
Miguel Calmon
Amargosa
Cruz das Almas
Itaberaba
Santo Antônio de Jesus
Piritiba
Ibicuí
No encontro, foram debatidos os impactos dessa decisão. Com base nos estudos científicos, que sugerem que o pico de contaminação pelo coronavírus acontecerá nos meses de maio e junho, ficou decidido que a manutenção dos eventos colocaria em risco a vida de milhares de pessoas.
Não dá tempo
Esse cenário de incerteza prejudicaria, ainda, o planejamento, uma vez que comerciantes, fornecedores, artistas e, fundamentalmente, o poder público, precisam de tempo para organizar as festas, que envolvem a participação de milhares de pessoas.
Priorizar a saúde
Os gestores pontuaram, ainda, a crise econômica que será enfrentada pelo mundo, por conta da pandemia, e a necessidade de reverter o dinheiro para áreas prioritárias no momento, como a da saúde.
Além das festas oficiais, qualquer outra celebração também está proibida nesses 10 municípios.