Secretário de Meio Ambiente esclarece poda e remoção de árvores em Eunápolis
05/10/21 – Na semana passada, diversas árvores do Centro de Eunápolis, no extremo sul da Bahia, passaram por poda e remoção. Muitos moradores e comerciantes aprovaram a iniciativa, enquanto outros estranharam algumas remoções. O site Bahia40graus procurou o secretário municipal de Meio Ambiente, Flamarion Matos, para que ele esclarecesse sobre o fato.
1 – Flamarion disse que “o manejo das árvores obedece a normas técnicas e é executado com planejamento e equipe capacitada”.
2 – O secretário pontuou que todas as árvores removidas já estavam com a estrutura comprometida, pondo em risco as pessoas que passavam no local.
3 – Já as podas foram feitas com o objetivo de evitar acidentes no contato com a rede de energia elétrica e como elemento paisagístico, sem causar dano ambiental.
4 – Flamarion pontuou ainda que as árvores que florescem na Primavera foram preservadas para poda posterior.
5 – Na conversa com o secretário, ele aproveitou para relatar que o município já distribuiu à população mais de 3 mil mudas de árvores frutíferas, ornamentais e nativas da Mata Atlântica. A prefeitura também planeja o plantio nas escolas da rede municipal e outros prédios públicos, em ação conjunta com outras secretarias.
6 – Entre as ações relevantes da pasta de preservação ambiental, Flamarion Matos destacou ainda o plantio de novas árvores frutíferas e de outras espécies nas margens degradadas do Rio Buranhém e do córrego do Gravatá, visando a preservação desses mananciais, além da criação, por decreto municipal, da Estação Ecológica Lagoa Dourada.
7 – Para o secretário, a prefeita Cordélia Torres vem priorizando iniciativas e criando políticas públicas com o objetivo de cuidar do meio ambiente para garantir uma qualidade de vida digna à população eunapolitana.