Prefeitura de Eunápolis assina TAC e governo Cordélia vira referência na gestão do lixo

Compartilhe

18/01/22 – A prefeita de Eunápolis, Cordélia Torres (DEM) e o promotor João Alves, do Ministério Público estadual (MP-BA), assinaram um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), definindo as condições para a destinação correta do lixo (resíduos sólidos) residencial e comercial, adequando a cidade à legislação federal vigente.

O novo secretário municipal de Meio Ambiente, Sandro Lopes, informou que o TAC estabelece, entre outras medidas, o compromisso do município de reduzir o impacto ambiental na destinação do lixo, especificamente os resíduos produzidos pela construção civil, que representam 70% do lixo coletado no município. A recuperação de áreas degradadas, normas operacionais específicas de modo a evitar danos ou riscos à saúde pública e minimizar os impactos ambientais diversos também fazem parte do documento assinado no Gabinete da prefeita Cordélia, na sexta-feira (14).

FALA DO PROMOTOR

Para o promotor João Alves, o TAC é um marco na questão do impacto ambiental causado pelo lixo, que as administrações anteriores não deram prioridade. “Aqui foi colocado em um curto espaço de tempo: a desativação do lixão; assunção de empresas que fazem recolhimento e logística reversa. Aqui tratou-se também dos resíduos sólidos da construção civil, com direcionamento relacionado às autorizações, e já será obrigatório plano para cada solicitação, sendo apresentado e fiscalizado”, pontuou o promotor.

FALA DA PREFEITA

A prefeita Cordélia expressou o sentimento de felicidade pelo dever cumprido de avançar na questão ambiental, beneficiando toda a população. “Tratar da Lei do Saneamento Básico é uma das nossas prioridades. Estamos cuidando da saúde das pessoas, como foi prometido na campanha, estamos cuidando do meio ambiente e do desenvolvimento econômico. Para ser grande, Eunápolis precisa avançar no meio ambiente. Hoje, outros municípios estão pedindo o nosso modelo, é um orgulho para Eunápolis ser referência na gestão de resíduos sólidos”, destacou a prefeita.