Prefeito do PT cancela festejos e decreta Toque de Recolher na BA

Compartilhe

Decisão do prefeito petista Auzenildo Souza Costa surpreendeu população de mais de 18 mil habitantes. Cidade tem 57 casos da doença no momento. 

A Prefeitura de Serra Dourada, no oeste da Bahia, publicou decreto no sábado (11) proibindo a realização de festejos juninos no município, sejam públicos ou particulares. A medida, que já está em vigor e é válida por 30 dias, tem como objetivo evitar o aumento dos casos de Covid.

TOQUE DE RECOLHER

O decreto também estabeleceu o Toque de Recolher de 0h às 5h, em todo o município. A exceção é para quem trabalha nas áreas de segurança e saúde, em horário de trabalho, para compra de medicamentos ou deslocamentos a unidades de saúde. Como no período mais crítico da pandemia. 

Conforme a publicação, bares, quiosques, e outros estabelecimentos do tipo, só poderão funcionar até as 23h59, sem uso de equipamento sonoro que possa gerar aglomerações.

A gestão municipal proibiu a emissão de alvarás contrários a estas decisões e suspendeu outros já emitidos, até que os casos de Covid comecem a baixar na cidade.

O decreto recomenda uso de máscaras, sobretudo em ambientes fechados, mas não determina obrigatoriedade do equipamento de proteção. Além disso, orienta que os moradores evitem sair de casa sem necessidades essenciais, a fim de reduzir a possibilidade de contágio.

Conforme boletim da prefeitura, atualmente a cidade tem 57 casos ativos da doença. Uma pessoa precisou ser levada para o Hospital do Oeste, em Barreiras, na mesma região, devido a gravidade do quadro de saúde. Até o último dia 3, Serra Dourada tinha apenas 3 casos ativos.

O município, que tem população estimada em pouco mais de 18 mil habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), registrou 23 óbitos pela doença, desde o início da pandemia.

Em meio a um aumento de casos de Covid na Bahia, a Secretaria de Saúde (Sesab) divulgou, na quarta-feira (8), que das 11,6 milhões de pessoas vacinadas com as 1ª e 2ª doses contra a Covid no estado, cerca de 6,1 milhões não voltaram aos postos para reforçar a imunização.

Fonte: G1