Itabela confirma primeiro caso da varíola dos macacos, já são 52 casos na Bahia
Com exclusividade, a secretaria de Saúde de Itabela, Wádla Cassiano, informou à rádio Nova FM, que o primeiro caso da varíola dos macacos em Itabela, foi confirmado neste final de semana pela Sesab. Trata-se de uma mulher, que viveu por três meses no município, intercalando entre as cidades de Itabela e Teixeira de Freitas.
De acordo com a secretária Wádla, no dia 27 de julho, a mulher começou os primeiros sintomas, porém, só procurou a Unidade de Saúde no dia 11 de agosto, apresentando sintomas suspeitos. No dia seguinte, foi coletado o material e encaminhado para o laboratório Lacen de Salvador.
A primeira amostra foi liberada no dia 19 de agosto com resultado negativo e a segunda amostra liberada no último sábado (27) com resultado positivo. Ainda segundo a secretária de Saúde de Itabela, a paciente se contaminou em contato íntimo com uma pessoa sintomática. Ela foi isolada e monitorada por uma equipe de saúde. A paciente não mora mais em Itabela e retornou à cidade de Teixeira de Freitas. De acordo com a Sesab, com os novos casos confirmados a Bahia chega a 52 registros da doença