Três festas católicas viram patrimônio cultural de Eunápolis

Compartilhe

Na manhã desta sexta-feira (28/7), a prefeita de Eunápolis, Cordélia Torres (União Brasil), sancionou três leis – de números 1.369, 1.371 e 1.372 – que definem como patrimônio cultural imaterial do município as festas populares católicas da Padroeira da cidade; a ‘Vila do Forró’, celebrando São João, e o ‘Pedrão’, em homenagem à São Pedro.

GESTÃO ECUMÊNICA

A solenidade revela o caráter ecumênico da gestão da prefeita Cordélia e insere os festejos populares definitivamente no calendário de eventos do município, como patrimônio imaterial dos moradores.   

A lei de autoria do Poder Executivo, foi aprovada pela Câmara de Vereadores. A solenidade de assinatura, sancionando, foi na sede da Secretaria de Esporte, com a presença de autoridades civis e religiosas. Também marcou presença Yolanda Alagia Vaz, esposa do falecido Luiz Carlos Lima Vaz, responsável por trazer a primeira imagem da padroeira para Eunápolis.

Frei Dilson Santiago representou a Igreja Católica e enalteceu a iniciativa da prefeita de reconhecer como patrimônio cultural a festividade de Nossa Senhora Auxiliadora, assim como outras celebrações da igreja católica, como as festas de São João e São Pedro. 

CULTURA É IDENTIDADE

A prefeita Cordélia Torres disse que o ato é uma declaração de amor pela cidade, destacando que a cultura é parte fundamental da identidade do município. “Hoje é dia de festa, comunhão e paz. É uma declaração de amor por Eunápolis. Se o município não tiver cultura, está sem identidade”, destacou a prefeita. 

Além disso, a gestora aproveitou a presença da vereadora Carmem Lúcia (PSD), que representou a Câmara Municipal, para solicitar que títulos de cidadãos eunapolitanos sejam conferidos à Yolanda Alagia Vaz e seus familiares, além do padre Diego Reis, que é pároco da Catedral local.

Com o ato, a gestão da prefeita Cordélia escreve mais uma importante página da história de Eunápolis.