Ucrânia e Israel: duas guerras de covardias e atrocidades

Compartilhe

O mundo vive atualmente com, ao menos, duas guerras marcadas por covardias e atrocidades: Rússia vs Ucrânia e Hamas vs Israel. A grande maioria da imprensa brasileira repete informações produzidas por duas ou três agências de notícias internacionais ou de duas ou três grandes redes de comunicação. 

Muito material vem das redes sociais, relatos de sobreviventes, imagens. Mas estamos vendo uma cobertura pasteurizada, quase todos os jornais, blogs e TVs repetindo conteúdos e pautas. E um festival de fake news nas redes sociais.

Rússia vs Ucrânia

Na guerra da Ucrânia, por sinal ‘esquecida’, houve uma invasão da Rússia a um país soberano, repleta de atrocidades. Estupros, assassinatos de civis, inúmeros crimes de guerra foram cometidos por soldados soviéticos e mercenários contratados por Putin, mas pouco se sabe – jornalisticamente – a respeito. Nem dos crimes de guerra cometidos pelos ucranianos.      

Hamas vs Israel

Em Israel, o grupo terrorista Hamas usou toda a covardia e crueldade possíveis para atacar de surpresa os israelenses – usando civis inocentes como escudo humano (refugiados, crianças, reféns etc), atirou até em banheiros químicos usados como refúgio por jovens que se divertiam em uma festa rave e foram atacados. Por outro lado, Israel está revidando com covardia e crueldade iguais, bombardeando escolas, hospitais e não poupando nem médicos da Cruz Vermelha. 

Instinto

Parece que o ser humano ainda tem o instinto assassino natural, basta ver a história da humanidades e suas guerras. Incluindo o Império Romano, Cruzadas, Conquistas das Américas, guerras africanas, duas grandes guerras mundiais, Vietnan etc. Líderes cruéis formam e manipulam ‘soldados’ para usarem esse instinto, só precisam ‘fabricar o inimigo’. 

Gênesis

Segundo a narrativa bíblica, no Jardim do Éden com apenas 4 pessoas já houve um assassinato, Caim matou Abel e a taxa de homicídio lá foi para 25%. A humanidade estava apenas começando. 

Por Geraldinho Alves, jornalista e editor do Bahia40graus