Família Pinto, Geddel e Edésio Lima juntos em Teixeira de Freitas

Compartilhe

O mundo dá muitas voltas. A um ano das eleições municipais, a família Pinto (na foto o ex-secretário de Saúde de Porto Seguro e ex-deputado federal Uldurico Pinto – pai), o ex-ministro Geddel Vieira Lima (cacique do MDB) e o publicitário Edésio Lima estão juntos na aventura de tentar fazer o jovem Uldurico Júnior prefeito de Teixeira de Freitas. Mas a tarefa não será fácil, mesmo com articulações buscando tornar o jovem presidente da Agersa – Agência Reguladora de Saneamento Básico da Bahia) o candidato da base governista.  

Uldurico Júnior, presidente da Agersa-BA

Sempre com o apoio do pai homônimo, Uldurico Pinto Júnior vem de duas derrotas eleitorais. Perdeu para prefeito em Porto Seguro, em 2020 (com apoio do governo estadual e do casal Robério e Cláudia Oliveira), e perdeu para deputado federal, em 2022. Mas pelo visto, dinheiro não é problema para fazer mais uma campanha cara. 

Edésio Lima

O publicitário Edésio Lima é o marqueteiro da aventura. Justo ele que foi alvo da família Pinto – inclusive de Uldurico pai, em pronunciamento na Câmara dos Deputados – no caso dos professores em Porto Seguro, quando era o braço-direito do então prefeito Gilberto Abade (2009-2010). O caso vem sendo requentado na mídia, buscando atingir o pré-candidato do MDB. Mas a sentença de júri popular dificilmente sairá da gaveta do Tribunal de Justiça da Bahia em ano pré-eleitoral, muito menos no ano que vem. 

Pão, circo e ajuda do governo

Enquanto isso, turbinada por grandes shows para atrair a multidão, a pré-campanha de Uldurico Júnior mira inicialmente o voto da juventude e do eleitor de memória curta, usando a velha fórmula do pão e circo.

O governo estadual vem ajudando o candidato do MDB com cargos na estrutura do estado no município. Mas o apoio do governo em 2020 não adiantou nada. E assim, a aventura eleitoral em Teixeira de Freitas, que está unindo a família Pinto, Geddel e Edésio Lima, promete capítulos emocionantes. 

 

Por Geraldinho Alves, jornalista e editor do Bahia40graus