A saia justa do governador em Teixeira de Freitas

Compartilhe

15/03/24 – O cenário eleitoral de Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia, preocupa o governador Jerônimo e a cúpula petista no estado. Virou uma saia justa muito apertada. Vejamos:

1 – O prefeito Marcelo Belitardo vai pra reeleição, fazendo mimos ao PT e ao PSB, embora seja do União Brasil de ACM Neto e tenha sido eleito na onda bolsonarista. Não é um político confiável para esquerda nem para a direita. Apesar da avaliação regular da gestão, corre o risco de ficar pelo caminho.

2 – O PT local lançou candidata a prefeita, Raíssa de João Bosco. Provavelmente, um bode na sala para buscar espaço de vice ou mesmo morder mais um pedaço no governo estadual.

3 – Uldurico Júnior é o candidato do MDB de Geddel e da família Pinto. Sua campanha vem desidratando, mas tem o peso político dos padrinhos. Já tem cargo no estado.

4 – Léo Brito, ex-prefeito de Alcobaça e filho do lendário Temóteo Brito, vê sua popularidade crescer a passos largos. Trocou o PSD pelo Avante, a legenda de Ronaldo Carletto, apadrinhada por Rui Costa e isso chamou a atenção do governador. 

5 – Eujácio Dantas também é pré-candidato da base aliada. Boatos afirmam que ele deve assumir a direção do hospital estadual Costa das Baleias a ser inaugurado em breve e pular fora da competição.  

6 – Único opositor, coronel França, militar que já jogou duro com os criminosos de Teixeira quando estava na ativa, faz uma campanha focada no bolsonarismo de extrema direita. Inclusive, posando com o ex-presidente Jair Bolsonaro e o governador de São Paulo. Segurança pública é um problema crítico na cidade e no estado, deve ser o carro chefe da campanha do coronel.

Com 4 candidatos da base aliada a acomodar, mais o prefeito oferecido, o governador Jerônimo vê a saia justa ficar cada vez mais apertada. 

Geraldinho Alves / Bahia40graus