Brasil tem 327 mil mandados de prisão em aberto e milhares de processo criminais parados

Compartilhe

20/03/24 – O chavão que diz ser o Brasil o país da impunidade faz todo sentido. O país tem 327.866 criminosos soltos por aí com mandados de prisão em aberto (dados do CNJ), sem falar de milhares de processos engavetados nos tribunais de justiça (estaduais e federais) esperando por julgamento.

Porto Seguro – BA

A exemplo do júri popular do caso dos 2 professores sindicalistas – Álvaro Henrique e Elisney Pereira – assassinados covardemente com requintes de crueldade em Porto Seguro, em 2009. Políticos botaram a mão no caso que não anda de jeito nenhum no TJ-BA. Quem teria tanta influência no judiciário baiano? 

Fraternos

Outro exemplo gritante de impunidade é a cinematográfica Operação Fraternos, deflagrada pela PF em 2017, com mais de 3 mil horas de escutas telefônicas, mobilização de 9 procuradores federais e 150 agentes da PF para resultar em absolutamente nada. O delegado do caso foi transferido para outro estado, enquanto os réus e os demais envolvidos nunca saíram da cena política. 

Conexão

E pra debochar do judiciário e da sociedade, existe forte conexão do principal réu do caso dos professores com um dos réus da Operação Fraternos. Todos impunes, transitando no poder. 

Geraldinho Alves / Bahia40graus