Presidência da Câmara dos Deputados em disputa

Compartilhe

26/04/24 – A disputa pela presidência da Câmara dos Deputados só acontece em fevereiro de 2025, mas os bastidores estão agitados em Brasília. O cargo vai influenciar na campanha de 2026.

Hoje, os baianos Elmar Nascimento (União Brasil) e Antônio Brito (PSD) são os mais fortes postulantes. O governo tem Marcos Pereira (Republicanos-SP), que corre por fora. Mas tudo indica que o PT ainda está em cima do muro esperando a sinalização do Planalto. Os candidatos estão em campanha 24 horas. Elmar é o indicado do atual presidente Arthur Lira (PP-AL). 

Poder e influência

O presidente da Câmara pode fazer a vida do presidente Lula mais fácil ou mais difícil, porque controla a pauta de votações, incluindo o ritmo de discussão dos projetos. Também tem o poder do Orçamento da Câmara tem influência nas emendas parlamentares, além de decidir sobre aceitar ou não pedidos de CPI.

Elmar 

A atuação de Elmar no caso Chiquinho Brazão foi prejudicial à sua candidatura. O aliado de Lira articulou para libertar o deputado acusado de mandar matar a vereadora Marielle Franco. Serviu para ganhar simpatia dos bolsonaristas, mas a contrapartida foi ganhou a desconfiança da esquerda.

Geraldinho Alves / Bahi40graus

Na foto de capa Elmar Nascimento (União-BA), Marcos Pereira (Republicanos-SP) e Antônio Britto (PSD-BA) – Foto: Câmara dos Deputados/divulgação