Uma semana sem Temóteo Brito em Teixeira de Freitas

Compartilhe

26/04/24 – A família do ex-prefeito Temóteo Brito, falecido no final de semana passada, celebrou a Missa de 7º Dia na igreja de São Pedro, na Praça dos Leões, nesta sexta (26), ainda sob impacto da perda do grande líder.

O analista político da região Dilvan Coelho, profundo conhecedor da trajetória de Temóteo e companheiro de jornada em muitos projetos, escreveu em sua coluna semanal “Curtas e Picantes” (Direto da Toca do Coelho) um texto sobre o líder e amigo que reproduzimos na íntegra a seguir:

  • A história de Temóteo Brito se confunde com a história de Teixeira. Temóteo chegou em Teixeira de Freitas em 1967 com apenas 25 anos recém casado e aqui escolheu para viver o resto da vida.

  •  Conforme ele dizia ninguém escolhe onde nasce, mas escolhe onde quer viver. Eu escolhi Teixeira para viver o resto da vida até que a morte nos separe. E assim o fez, viveu intensamente e ajudou a  transformar um pequeno povoado em uma cidade grandiosa. 

  • Em qualquer lugar que você anda na cidade vai ver as pegadas de Temóteo, com obras marcantes, que é difícil enumerá-las todas. 

  • Que mesmo antes de ser prefeito realizou grandes feitos a exemplo do Parque de Exposições, do Jacarandá Country Clube e da ligação asfáltica do trevo da BR-101 ao centro da cidade quando foi inaugurada a estrada pelo ministro Mario Andreaza em 1973. 

  • Por influência de Temóteo o então governador Antônio Carlos Magalhães assinou a Lei nº 4.452 de emancipação do município em 09/05/85. O município foi instalado em 1º de janeiro de 1986 e o primeiro prefeito eleito foi Temóteo Alves de Brito. Desde a sua emancipação, que se deu há 39 anos, Teixeira já teve 10 eleições e Temóteo foi candidato a prefeito em 8 delas e em outras duas ele apresentou seus vice-prefeitos como candidatos à sua sucessão, que foram Getúlio Izaias e Dr. Wagner Mendonça que se elegeu prefeito para dois mandatos. 

  • Pela primeira vez na história de Teixeira ocorrerá uma eleição sem a participação de Temóteo Brito. Mesmo assim, ainda em vida, ele convocou seu filho Léo Brito para assumir o seu legado político. Léo Brito herdou do Pai o gosto pela política, a coragem e a determinação e como ainda é jovem tem um grande caminho a percorrer. 

  • O grande sonho de Temóteo é que o filho desse continuidade a história de amor e trabalho que ele dedicou a Teixeira. O amor que Temóteo tinha por Teixeira pode ser comparado ao mesmo amor que ACM tinha pela Bahia. Temoteo foi liderado de ACM a quem cultivou uma grande amizade, admiração e respeito enquanto ele viveu. 

  • Eu sempre tive ao lado de Temóteo como amigo e companheiro de grandes batalhas. Me despedi dele com um texto que publiquei nas redes sociais:

  • “Tenho a certeza que um dia voltaremos a nos encontrar numa esfera superior para reeditarmos tudo que fizemos juntos aqui na terra para ajudar transformar um pequeno povoado em uma cidade grandiosa, que se tornou a capital do Extremo Sul da Bahia. Tivemos a ajuda de vários companheiros, alguns já se foram e outros continuam vivos para contar a história. Naquele momento acreditamos que Teixeira poderia ir mais longe e acredito que ainda pode muito mais. Você se foi mas ficou a sua rica história de um homem cujo amor por Teixeira estava acima de tudo.”

  • Até breve grande Guerreiro”!!!

Assina: Dilvan Coelho, com grande pesar.

Redação / Bahia40g