Polícia Civil está reforçada no Carnaval da região

Compartilhe

A Polícia Civil, por meio da 23ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) de Eunápolis, DELTUR e DEAM, reforçou o efetivo durante o Carnaval na Costa do Descobrimento, no extremo sul da Bahia. 

Porto Seguro, Arraial d’Ajuda, Trancoso, Santa Cruz Cabrália e Belmonte contam com um incremento significativo no policiamento, especialmente em áreas de grande concentração de foliões.

Desde sexta-feira (28/2), as Delegacias Territoriais e Especializadas operam em regime de plantão 24 horas, garantindo atendimento ininterrupto até a Quarta-feira de Cinzas. Em Porto Seguro, devido à realização do Carnaporto, o plantão especial seguirá até o dia 9 de março de 2025.

A Polícia Civil está empregando um efetivo adicional de aproximadamente 150 policiais civis, atuando de forma integrada com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, a Polícia Técnica – DPT,  Guarda Municipal e SAMU. O objetivo é assegurar uma resposta rápida a qualquer ocorrência, promovendo um ambiente mais seguro para moradores e turistas.

RECONHECIMENTO FACIAL

Além do reforço policial, foi instalado no CICOM o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), no circuito principal do Carnaval de Porto Seguro e contará com câmeras de monitoramento e tecnologia de reconhecimento facial. Essas ferramentas possibilitam a vigilância em tempo real e a atuação coordenada de todas as forças de segurança, aumentando a eficiência no combate a crimes e garantindo a proteção dos foliões e profissionais que trabalham no evento.

A Polícia Civil com o aparato de segurança montado, está mobilizada para coibir crimes como furtos, roubos, golpes e agressões físicas. Além disso, haverá uma fiscalização rigorosa contra assediadores e importunadores sexuais, garantindo um ambiente mais seguro e respeitoso para todos.

DEA e DEAM

Na Delegacia Especializada de Área – DEA do Circuito do Carnaval, uma equipe multidisciplinar estará preparada para atender todas as ocorrências registradas durante o evento. Como novidade deste ano, a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) terá uma equipe dedicada no circuito da festa, focada no acolhimento e atendimento de vítimas de violência, especialmente mulheres e pessoas em situação de vulnerabilidade.

Além do atendimento, a DEAM promoverá uma campanha educativa e informativa diretamente no meio da festa, distribuindo materiais sobre temas como violência doméstica, proteção a crianças e idosos, e combate ao abuso sexual.

DELTUR

A Delegacia Especializada no Atendimento ao Turista (DELTUR) também estará em pleno funcionamento, tanto em sua sede quanto em uma unidade instalada no circuito do Carnaval(DEA), garantindo um atendimento ágil e eficiente para os turistas que visitam Porto Seguro durante o período festivo.

Bahia40graus

Fonte: 23ª Coorpin