Prefeita de Eunápolis pontua em live os ganhos dos professores em 10 meses de gestão

Compartilhe

04/11/21 – Em sua live semanal nas redes sociais, na quarta-feira (3), a prefeita de Eunápolis, Cordélia Torres (DEM), destacou os ganhos dos professores da rede municipal nos 10 meses da gestão. A secretária municipal de Educação, Cátia Sampaio, participou da live.

1 – Cordélia falou do reajuste salarial de 4,52% concedido, já a partir de novembro, aos educadores. 

Ressalte-se que o reajuste foi concedido na 1ª reunião da prefeita com a APLB, sindicato dos professores, no final de outubro. 

2 – A prefeita anunciou o retorno às aulas, para segunda-feira (8), no modelo semipresencial – os alunos terão dias com aulas presenciais e também dias que farão atividades em casa, com tarefas impressas.

3 – Cordélia disse que a prefeitura está com uma frente de trabalho focada nas reformas das escolas. 

4 – A gestora disse ainda que nesses primeiros 10 meses, a gestão concedeu aos professores 30 licenças prêmio, número muito maior do que as concedidas na gestão anterior nos últimos 4 anos.

5 – Foi pontuado ainda que a Secretaria Municipal de Educação promoveu 80 progressões por formação (meritocracia acadêmica), 18 enquadramentos (20h para 40h) e 114 progressões horizontais (quando o professor sobe de nível salarial pelo desempenho).

Outros ganhos

Além do que foi dito pela prefeita na live, Bahia40graus apurou que, apesar de não ter aulas presenciais durante o ano de 2021, os professores de Eunápolis continuaram recebendo vale-transporte (que não foi pago integralmente em 2020) e a remuneração da “regência de classe”, conquista histórica da categoria que foi retirada pela gestão anterior, no ano passado, nos meses de abril, maio e agosto, resultando em uma onda de protestos e paralisações. 

Ano letivo recuperado

Vale lembrar também que o ano letivo de 2020 foi perdido, com apenas 23 dias de aula, devido às greves e à pandemia. Mas a gestão atual já conseguiu recuperar o ano letivo de 2020 e vai finalizar o de 2021 agora em dezembro.