Em situação de emergência, Itabela cancela programação de Natal

Compartilhe

04/12/21 – Famílias desabrigadas, ruas e casas alagadas, residências destelhadas, árvores e muros derrubados, prédios públicos danificados, esse foi o rastro de destruição deixado pelo temporal em Itabela, no extremo sul da Bahia, no final de novembro e início de dezembro.

SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

Após verificar os estragos e prejuízos causados pelas chuvas e fortes ventos, o prefeito Luciano Francisqueto decretou situação de emergência na cidade e cancelou a programação natalina especial que aconteceria este ano. 

“A prioridade agora é atender às famílias desabrigadas e resolver os outros problemas causados pelas chuvas”, disse o prefeito. 

Além da sede do município, os distritos de Monte Pascoal e Montinho foram bastante atingidos por ventos, raios e chuva intensa.    

Segundo o site local Giro de Notícias, uma equipe da Defesa Civil do Estado está em Monte Pascoal avaliando os danos causados pelo temporal. 

Com a situação de emergência reconhecida, Itabela poderá ter acesso a recursos financeiros estaduais e federais, com o objetivo de realizar compras emergenciais sem licitação, podendo ultrapassar as metas fiscais previstas.

GRANIZO

Ainda segundo o Giro de Notícias, caiu granizo no distrito de Monte Pascoal no último dia 29 de novembro. Segundo um levantamento preliminar da Secretaria de Assistência Social, só no distrito, 282 famílias foram afetadas, destas, 5 estão desabrigadas e 30 tiveram que ser desalojadas por estarem em um local de risco.

PRIORIDADE

O prefeito Luciano Francisqueto determinou prioridade nos trabalhos para garantir a segurança das famílias. “Todas as secretarias estão focadas em dar toda a assistência a essas famílias. Nossa prioridade é solucionar o quanto antes estas questões”,  concluiu o prefeito.