Crise na Itapemirim: voos cancelados, licença suspensa, dívidas e salários atrasados

Compartilhe

20/12/21 – A mais nova empresa aérea brasileira, a Ita – do grupo Itapemirim – teve a licença suspensa pela Anac, na sexta-feira (17), após a empresa anunciar a suspensão de todos os voos até janeiro para “reestruturação interna”.

O serviço de transporte rodoviário prestado pelo grupo ainda não foi afetado. Mas a Viação Itapemirim está em recuperação judicial desde 2016 e deve cerca de R$253 milhões aos credores, além de R$2,2 bilhões em tributos.

A empresa aérea, que foi autorizada pela Anac a voar em maio deste ano, também enfrenta uma série de problemas: atrasos de salários e de benefícios de funcionários e dívidas com fornecedores. Agora, prejudicou cerca de 117 mil passageiros, pelos cálculos do governo,  ao cancelar seus voos no fim de ano e verão.

MAS PARA DONO ESTÁ CÉU DE BRIGADEIRO

O cenário ruim para a empresa contrasta com a situação financeira do dono do grupo Itapemirim, Sidnei Piva. Em abril , um mês antes do início das operações da Ita, ele abriu uma empresa bilionária no exterior no segmento financeiro, segundo o portal G1.