Fórum Brasil Agroflorestal cumpriu objetivo de impulsionar desenvolvimento econômico regional

Compartilhe

Com apoio da Veracel e Prefeitura de Eunápolis, o Fórum Brasil Agroflorestal reuniu produtores e empresas do setor agroflorestal do sul da Bahia e foi oportunidade de negócios para toda a região.

O Fórum realizado pela Aspex na semana passada, compartilhou informações sobre novas tecnologias e inovações relacionadas ao setor agroflorestal, além de ser uma oportunidade de novos negócios para as empresas e microempresas regionais, fortalecendo o desenvolvimento econômico regional. 

O evento contou com o patrocínio da Veracel Celulose, empresa que atua há 31 anos no sul da Bahia e que marcou sua participação nos três dias do evento compartilhando o conhecimento adquirido em pesquisas florestais, em novas tecnologias e na parceria com produtores florestais da região.

Aprendizados

No dia 22, José Henrique Nascimento Junior, gerente de Negócios e Administração de Terras da Veracel, apresentou a palestra “Dinheiro em árvore? Plantar eucalipto é um bom negócio”, que incluiu a linha do tempo da atuação da Veracel na região, focando nas parcerias com produtores rurais, iniciadas em 2003, com a implantação do Programa Produtores Florestais (PPF). “São 19 anos junto com os produtores florestais, uma caminhada que tem trazido muitos aprendizados e grandes parcerias para a empresa”, ressaltou o gerente de Negócios e Administração de Terra da Veracel.

Segundo ele, hoje os parceiros florestais da empresa são responsáveis por cerca de 50% do fornecimento de matéria-prima para a fábrica da Veracel. “Esse é um número muito representativo, porque a Veracel acredita na parceria e nos produtores”, disse Nascimento Junior. Essa confiança fez com que a empresa evoluísse na relação de parceria com os produtores rurais, lançando em 2020 o Programa Aliança, iniciativa de expansão da base florestal, com o objetivo de estabelecer alianças. “Nós acreditamos na parceria e sabemos da importância que tem os produtores da nossa região”, destacou.

Parcerias

O gerente de Negócios e Administração de Terras explicou que o Programa Aliança é direcionado a produtores rurais de municípios do sul da Bahia que tenham interesse em fazer parceria florestal para o cultivo de eucalipto em suas propriedades. 

O programa conta com quatro opções de parceria: 

1 – Arrendamento de terra/

2 – Fomento;

3 – Compra de terra;

4 – Compra futura da madeira de eucalipto. 

“O Programa Aliança é uma oportunidade para os produtores diversificarem os seus negócios”, destacou Nascimento Junior.

Dinheiro em árvore?

“Sim! Como? Plantar eucalipto com a Veracel é um bom negócio”, afirmou Nascimento Junior. Reforçando dados já apresentados por outros palestrantes do fórum, ele reafirmou que o negócio de madeira é seguro e traz rentabilidade para o produtor. Destacou que o produtor rural que quiser participar do negócio Veracel tem a segurança de ter a venda de seu produto garantida, a certeza de recebimento do pagamento e da rentabilidade do negócio. Além de dar todas essas garantias, a Veracel compartilha com os produtores parceiros toda a tecnologia e a inovação desenvolvidas em seu laboratório. “São 30 anos de pesquisa, buscando sempre inovações, com o apoio de universidades e instituições de ensino”, enfatizou.

Desenvolvimento regional

De acordo com o gerente de Negócios e Administração de Terras da Veracel, em 2022, a empresa investiu R$81 milhões no Programa Aliança e, para 2023, a previsão é de que o investimento seja de R$119 milhões. “É um investimento em compra de madeira, em estradas, em insumos. É um investimento que fica na região e garante o desenvolvimento”, ressaltou. “Esse é o jeito Veracel de ser. Nosso jeito é junto! Junto com parceiros, junto com a comunidade, junto com a Aspex podemos desenvolver o nosso território”, concluiu Nascimento Junior.