Infecção por covid-19 afeta mesma área cerebral que Parkinson e Alzheimer 

Compartilhe

Em mais uma tentativa de entender de que forma a covid-19 afeta o cérebro, uma pesquisa feita pela Universidade de Queensland, na Austrália, descobriu outra particularidade da doença: ela pode ativar a mesma resposta inflamatória que o Parkinson e o Alzheimer.  

Um dos sintomas mais estudados da covid-19, mesmo após dois anos de pandemia, ainda é a reação neurológica, que pode ser diferente de pessoa para pessoa. Entre os sinais mais percebidos depois de uma infecção pelo vírus estão a perda de memória, dores de cabeça, névoa mental e outros prejuízos cognitivos.

A doença de Parkinson é uma condição neurológica que afeta os movimentos das pessoas, causando tremores, lentidão nos movimentos, rigidez muscular e até alterações na fala e escrita. No Alzheimer há um processo de desenvolvimento um pouco diferente, mas com consequências também relacionadas ao sistema nervoso e deterioração cognitiva: perda de memória, alterações comportamentais e outros sintomas neuropsiquiátricos. 

Para chegar à conclusão, a equipe cultivou as células, chamadas de micróglia, em laboratório e as infectaram com o Sars-CoV-2. Os resultados mostraram que elas ficaram efetivamente irritadas com a infecção, ativando os inflamassomas, o mesmo caminho ativado pelas proteínas do Parkinson e do Alzheimer.