Casos de covid e internações aumentam na Bahia

Compartilhe

Mais de 7,5 milhões de baianos continuam sem tomar as doses de reforço da vacina contra a covid, segundo a Sesab.

O aumento de casos colocou a doença novamente como tema de rodas de conversas de amigos e familiares. Em um mês, entre 14 de outubro e a última segunda-feira (14/11), foram 4.624 novos casos identificados no estado e 63 pessoas morreram da doença, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). 

Na sexta-feira (18), o Conselho Estadual de Saúde (CES) enviou aos governos federal e estadual recomendações urgentes para frear a disseminação acelerada do vírus.

Retorno da obrigatoriedade de apresentação do cartão de vacina em locais de aglomeração, ampliação de testagem e aceleração da vacinação estão entre as medidas indicadas pelo Conselho. A medida leva em consideração a disseminação das subvariantes da Ômicron e a alta nas hospitalizações. 

No Hospital Espanhol, reativado na Barra por conta da pandemia, o clima de tensão voltou a pairar. Em pouco mais de duas semanas, houve um aumento de 73% no número de internações. A ocupação da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) chegou a 85% na manhã de sexta-feira (18), com 34 dos 40 leitos ocupados majoritariamente por pacientes acima de 60 anos, com comorbidades e esquema vacinal incompleto.

O uso de máscara em locais fechados continua sendo um recomendação na Bahia, mas ainda não há sinal de que a obrigatoriedade voltará.