Secretária de Saúde é afastada pelo TJ-BA por improbidade. Confira por que e onde

Compartilhe

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) determinou o afastamento da secretária de Saúde de Inhambupe, Carina Lima Xavier de Oliveira, esposa do prefeito da cidade, Fortunato Silva Costa (PSD), por improbidade administrativa. A Corte constatou prejuízo aos cofres públicos por meio de “contratações fraudulentas e superfaturadas” para prestação de serviços médicos no município, “em favor de aliado político”.

O TJ-BA atendeu pedido do Ministério Público estadual (MP-BA), realizado pelos promotores de Justiça Saulo Rezende Moreira e Rafael de Castro Matias, da 1ª  Promotoria de Inhambupe. A secretária teria contratado um médico para prestar serviços à população do município, descumprindo regras mínimas para realização de dispensas e inexigibilidades de licitação e permitindo a contratação por preço superior ao de mercado.

A secretária foi exonerada do cargo na terça-feira (20/12). A exoneração foi publicada no Diário Oficial do Município. O fato chocou a população de Inhambupe, cidade a 153 km de Salvador, na região de Alagoinhas e Entre Rios, com 40 mil habitantes.