Moraes afasta governador do DF e manda desmontar acampamentos bolsonaristas

Compartilhe

Horas depois que bolsonaristas radicais invadiram e depredaram o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o STF, neste domingo (8), o ministro do STF, Alexandre de Moraes, determinou o afastamento do governador bolsonarista do Distrito Federal (DF), Ibaneis Rocha (MDB), por 90 dias.

INTERVENÇÃO FEDERAL

Antes, o presidente Lula (PT) já havia determinado a intervenção federal na segurança pública do DF. O interventor é o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Capelli. 

ACAMPAMENTOS

Moraes também determinou a desocupação de todos os acampamentos montados nas imediações de quartéis do Exército pelo país, ordenando a “prisão em flagrante de seus participantes pela prática de crimes” e afirma que as operações deverão ser realizadas pelas polícias militares, “com apoio da Força Nacional e Polícia Federal se necessário”.

MAIS MEDIDAS

O ministro do STF mandou ainda apreender “todos os ônibus identificados pela Polícia Federal que trouxeram os terroristas para o Distrito Federal” e listou a placa de 87 veículos.

Além disso, proibiu, “até o dia 31 de janeiro, o ingresso de quaisquer ônibus e caminhões com manifestantes no Distrito Federal” e determinou que a polícia tome o depoimento de todos os passageiros.

Também mandou a Agência Nacional de Transportes Terrestres manter e enviar o registro de todos os veículos que ingressaram no Distrito Federal entre os dias 5 e 8 de janeiro.

A Polícia Federal vai em busca de todas as imagens de câmeras da capital do país que possam auxiliar no reconhecimento facial dos terroristas. Alexandre de Moraes mandou bloquear nas redes sociais 17 perfis ligados aos atos antidemocráticos