Veracel usa cada vez menos água para produzir celulose

Compartilhe

A Veracel alcançou, no ano passado, o menor índice anual de sua história de uso de água em suas atividades: 20 metros cúbicos de água por tonelada de celulose produzida. A meta da empresa, considerada um ativo classe mundial, era de 22 metros cúbicos por tonelada. O resultado de 2022 é ainda melhor que o registrado em 2021, de 22,4 metros cúbicos por tonelada de celulose produzida.

“Chegar a esse índice, com uma ampliação ainda maior dos bons resultados que já vínhamos obtendo, é o resultado de um trabalho de muitos anos que desenvolvemos, sempre em busca de oportunidades de diminuir ao máximo a utilização dos recursos naturais”, destaca Tarciso Matos, coordenador de Meio Ambiente da Veracel. 

“Existe todo um ciclo que se aproveita dessas ações. Ao utilizarmos menos água, temos vários ganhos adicionais. Por exemplo: menos recursos químicos serão necessários para tratar essa água, e menor é o gasto energético para levar a água até a empresa”, explica o coordenador.

Uma das medidas adotadas para reduzir o uso de água foi a automação de tanques. Isso evita o transbordo e, em consequência, o desperdício. Também foram instalados novos alarmes nos painéis de controle para os operadores aprimorarem o monitoramento do uso de água e evitarem qualquer desperdício, além de ferramentas de gestão online de controle do consumo.