Há 200 anos o Brasil se livrou da tirania portuguesa

Compartilhe

A Independência da Bahia conquistada há 200 anos, em 2 de Julho de 1823, marca o fim da tirania dos portugueses no Brasil. E a consolidação da Independência do brasil em todo o território nacional. 

A declaração da Independência do Brasil já tinha acontecido no dia 7 de setembro de 1822, mas a Bahia ainda era colonizada por Portugal. 

A resistência de Joana Angélica no Convento da Lapa; a Batalha de Pirajá e a luta da população da Ilha de Itaparica são eventos marcantes na história da Independência da Bahia. 

Diante da opressão e violência do exército português, o príncipe regente, Dom Pedro I enviou reforços militares para a província baiana comandados pelo general Pedro Labatut.

O exército brasileiro era formado por negros livres e escravizados, soldados contratados, indígenas e por brancos pobres. Apesar da fome, cansaço e doenças da tropa brasileira, o general Labatut com suas estratégias militares conseguiu montar um cerco contra o brigadeiro Madeira de Melo, comandante das tropas portuguesas na Bahia. O cerco foi feito tanto em terra, desde Pirajá até Itapuã, quanto na Baía de Todos-os-Santos, impedindo assim que suprimentos e reforço militar chegassem para os portugueses.

Mesmo perdendo a Batalha de Pirajá, Madeira de Melo não saiu do território baiano. Ele tentou invadir a Ilha de Itaparica, mas não obteve sucesso graças à lendária baiana Maria Felipa, que juntamente com outras mulheres detiveram as tropas portuguesas. Sem suprimentos e percebendo que estava derrotado, o exército português comandado por Madeira de Melo, finalmente deixou a Bahia no dia 2 de julho de 1823. 

Todos os anos a Independência da Bahia é celebrada. na capital, Salvador, há um desfile cívico que virou palanque para políticos testarem a popularidade.

Sem a luta de Independência da Bahia a independência total do Brasil iria demorar muito mais tempo, podendo até mesmo dividir o país.