Veracel inicia inédita plataforma de Agricultura Familiar 

Compartilhe

A Veracel Celulose comemorou o Dia da Agricultura Familiar, em 27 de julho, com uma notícia da maior importância. 

A empresa deu início à construção de uma plataforma digital que reunirá informações, dados e indicadores relacionados à produção de pequenos agricultores, apoiados pela empresa em sua área de atuação, no extremo sul da Bahia. 

Esse recurso será uma ferramenta importante para o desenvolvimento da cadeia produtiva da região.  

A plataforma irá compilar dados completos do negócio, como quantas toneladas são produzidas, de que modo os itens são beneficiados para a venda, os locais de comercialização, os custos envolvidos, quais as oportunidades de expansão de vendas, entre diversas outras informações que estruturam os detalhes relacionados à atividade dos pequenos agricultores. 

O objetivo é profissionalizar todo o processo produtivo e o escoamento local dos produtos, contribuindo para o desenvolvimento econômico do território.  

“Queremos que a plataforma funcione como uma rede para conectar os diversos atores envolvidos na agricultura familiar da região. Isso passa muitas vezes por organização, documentação e profissionalização dos produtores locais, e pelo fortalecimento das instituições, permitindo a atração de novos financiadores, o compartilhamento de experiências, além de gerar mais renda e autonomia para os produtores”, explica Alexandre Campbell, gerente de Responsabilidade Social e Comunicação.

Inovação

Inovação a serviço da agricultura familiar é o objetivo do projeto desenvolvido e customizado a partir das necessidades identificadas pela empresa. “Achei o projeto inovador. Ele vai reunir informações que hoje fazem falta para a tomada de decisões e o planejamento para os agricultores. A disponibilização da plataforma vai facilitar, e muito”, destacou Ado Henrique, coordenador geral da Associação 3 de Julho, que reúne pequenos agricultores do município de Eunápolis. 

Ado e outros produtores participaram de um workshop realizado pela Veracel para falar da plataforma, oferecer orientações iniciais e tirar dúvidas de produtores, grupos de agricultores e associações. A plataforma de agricultura familiar da Veracel é um projeto que será estruturado durante três anos. 

“A ferramenta também irá ajudar a Veracel a elencar indicadores sociais e a avaliar com mais precisão a eficiência do apoio que prestamos  às  associações, uma ação que faz a diferença no desenvolvimento social na região extremo sul da Bahia”, destaca Izabel Bianchi, coordenadora de Responsabilidade Social da Veracel. 

Os recursos investidos pela Veracel em projetos de pequenos agricultores buscam ampliar o capital social da região, criando condições para identificar vocações, capacitar pessoas e dar o suporte necessário aos agricultores até que a autonomia e o protagonismo das comunidades sejam alcançados.