Padre Alessandro esclarece que não atende como psicólogo, mas como psicanalista clínico. Leia Nota

Compartilhe

Acusado por uma cliente de exercer ilegalmente a profissão de psicólogo, fato publicado em matérias nos sites Agazetabahia e A Tarde, o padre Alessandro Colen enviou Nota de Esclarecimento à Redação do Bahia40graus. Leia na íntegra:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Considerando a matéria publicada no dia de hoje, 03.08.2023, em alguns veículos de comunicação, sobre supostas suspeita de uma paciente de exercício ilegal de profissão de psicólogo por este subscritor, Padre/Psicanalista Alessandro Almeida Colen, a qual fez uma denúncia, venho esclarecer que sou formado na área de Humanas, tendo cursado psicanálise na Escola Superior de Psicanálise, sendo associado à Associação Brasileira de Medicina Psicossomática RG. DF, com o registro CRPA nº 19510-11/BR.

Esclareço ainda que nunca e em tempo algum me apresentei como psicólogo, sendo que tanto na placa indicativa do meu consultório, assim como em minhas redes sociais e em todo e qualquer documento por mim emitido e assinado, é clara a informação de psicanalista clínico, inclusive fazendo referência ao registro junto à ABMPDF (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MEDICINA PSICOSSOMÁTICA REG. DF) CRPA Nº 19510-11/BR.

Ademais, também é do conhecimento de toda a população de Eunápolis/BA, local onde residi e atendi por anos, o fato de toda vida ser reconhecido como psicanalista clínico, e não como psicólogo, sendo desnecessário tecer mais ou outras considerações, haja vista tratar-se de uma denúncia infundada, mentirosa, além de criminosa.

Quanto a pessoa denunciante, trata-se de pessoa a qual atendi por mais de três anos, tendo ela e sua família, plena e inequívoca consciência da minha especialidade profissional, qual seja, psicanalista clínico.
Ressalto que, frente à ética e caráter, princípios aos quais sempre comunguei, seja como ser humano, profissional de psicanálise e como padre, jamais sucumbirei a qualquer tipo de ameaça, principalmente para fins escusos, reforçando e afirmando que em tempo algum, exerci qualquer tipo de profissão da qual não fosse tecnicamente capacitado/formado, sobretudo psicologia. Coloco-me a disposição das autoridades competentes para quaisquer esclarecimentos e certo da minha integridade pessoal e profissional venho a público me manifestar por meio desta.

Eunápolis/BA, 03 de agosto de 2023.

Alessandro Almeida Colen
Psicanalista Clínico
CRPA 19510-11/BR