Embasa descarta racionamento de água em Eunápolis, mas dá pra confiar?

Compartilhe

14/12/23 – A assessoria de comunicação da Embasa contestou o alerta feito pelo Bahia40graus sobre o risco de racionamento de água em Eunápolis devido a situação precária do Rio Buranhém, revelada em fotos chocantes pelo fotógrafo e ativista ambiental Urbino Brito. A Embasa diz que monitora o manancial em 2 trechos, mas não informou quais. 

Passivo ambiental

A estatal tem um imenso passivo ambiental no município por não implantar o saneamento básico, uma demanda de décadas da população, prefeitura e Ministério Público. Cerca de 80% da cidade vive sobre fossas.

A qualidade e vazão da água em alguns bairros também é alvo de queixas constantes dos moradores. A Embasa diz que são problemas pontuais enfrentados pela empresa. 

Desperdício

A rádio Nova FM, na segunda-feira (11), com o repórter Valdenir Santos (ex-funcionário da Embasa), mostrou o descaso da estatal diante de um vazamento na tubulação da Travessa do Pequi, próximo ao mercado municipal d o bairro. Foram milhares de litros de água potável desperdiçados, devido à demora no atendimento da manutenção da estatal de água e esgoto.

Geraldinho Alves / Bahia40graus

Footos – Urbino Brito/Nossacara – e Valdenir Santos/Nova FM