Porto Seguro: vem aí nova produção cultural premiada de Gabirú

Compartilhe

14/12/23 – O intelectual multimídia Fernando Freire, popularmente conhecido como Gabirú, radicado em Porto Seguro, no extremo sul baiano, teve mais uma produção cultural aprovada pela Secretaria de Cultura da Bahia e Ministério da Cultura, dentro da Lei Paulo Gustavo. Agora, o novo trabalho do também mais polêmico radialista da cidade é o audiovisual (documentário) “Vozes de Pindorama”. 

Gabirú é autor de “Pandemia em Alto Mar”, premiada na categoria Artes Integradas, do edital Calendário das Artes 2020,  da Fundação Cultural do Estado. 

Língua Ptaxorã

O documentário será legendado em Ptaxorã, língua falada pela etnia Pataxó, que vive na região de Porto Seguro. O trabalho de Gabirú pretende mostrar que cerca de 180 línguas nativas diferentes são faladas hoje no Brasil. Uma das maiores diversidades linguísticas do planeta.

Gabirú foi fundo dessa vez, trazendo um tema da maior importância para história do povo brasileiro, pegando o gancho da língua Ptaxorã e da posse do escritor indígena Ailton Krenak na Academia Brasileira de Letras, que afirmou: “centenas de línguas entram na academia com sua eleição”.  

Redação / Bahia40graus