Gaeco volta a Porto Seguro tendo como alvo juiz e empresário

Compartilhe

16/08/24 – Porto Seguro não sai mais das páginas policiais, a cidade mãe do Brasil está virando um mar de lama. Dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos lá, pelo Gaeco Sul, na tarde desta sexta-feira (16).

Gaeco Sul

No dia anterior, o Gaeco Sul – Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas do Sul – realizou a ‘Operação Derrocada’ na cidade, outro escândalo policial, efetuando prisões de suspeitos envolvidos em esquema de cobrança de propina na emissão de licença ambiental envolvendo servidores municipais. 

A ação desta sexta, também deflagrada pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), está relacionada ao escândalo que afastou 3 juízes da Comarca (inclusive o magistrado alvo de hoje), em operação da Corregedoria do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA).

Além do (Gaeco Sul), a ação teve o apoio da Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar, através do Comando de Policiamento (CPR Sul) e da Rondesp Extremo Sul.

Agiotagem

De acordo matéria publicada no site Bahia Notícias, o juiz Fernando Paropat e o empresário que teve o nome citado na reportagem, foram alvos de busca e apreensão pelo Gaeco Sul. 

1 – Eles estariam realizando empréstimos a juros superiores aos limites legais; – Os valores desses empréstimos eram transferidos para contas indicadas pelos beneficiários, que emitiam cheques em garantia, os quais eram repassados pelo empresário ao magistrado para que ficassem custodiados até o pagamento da dívida;

3 – As ações do MP-BA começaram quando a Corregedoria-Geral da Justiça do TJ-BA compartilhou informações trazidas em procedimento administrativo que constatou indícios de condutas criminosas na Comarca de Porto Seguro, resultando no afastamento de 3 magistrados. 

Os mandados de busca e apreensão cumpridos hoje foram expedidos pelo Tribunal de Justiça.

Redação / Fonte: Bahia Notícias