OMS orienta como cuidar da saúde mental na pandemia
02/08/21 – Entidade possui um guia com orientações que ajudam a aliviar a pressão psicológica de idosos, crianças, profissionais da saúde e população em geral.
As consequências do novo coronavírus já têm sido observadas no sistema de saúde, na economia e na rotina da maioria das pessoas em todos os países afetados. Outro grave impacto da pandemia é sobre a saúde mental. A preocupação com o futuro, o desemprego, o estresse com as notícias e o isolamento social podem contribuir ou agravar problemas mentais e psicológicos.
Frente a esse novo cenário de medo e incertezas, o Departamento de Saúde Mental da Organização Mundial da Saúde (OMS) criou um guia com orientações para profissionais de saúde, pessoas em quarentena, idosos e população em geral.
Veja a seguir as principais dicas:
POPULAÇÃO EM GERAL
1 – Tenha empatia com o outro.
Demonstre empatia com todos os afetados. As pessoas infectadas não fizeram nada errado e merecem nosso apoio, compaixão e gentileza.
2 – Reduza a leitura ou o contato com notícias que podem causar ansiedade ou estresse. Procure informações e atualizações uma ou duas vezes ao dia evitando o “bombardeio desnecessário” de informações. A enxurrada de notícias sobre um surto pode levar qualquer pessoa à preocupação. Informe-se com os fatos e não os boatos ou as informações erradas.
3 – Projeta a si próprio e apoie os outros ajudando-os em seus momentos de necessidade.
4 – Crie oportunidades para ampliar histórias positivas e úteis de pessoas na sua área que tiveram a covid-19
Por exemplo, experiências de pessoas que se recuperaram da doença ou que apoiaram um ente querido e estão dispostas a contar como foi.